16 de setembro de 2012

Miosótis

    Esta pequena flor andou me perseguindo este ano. Primeiro em O senhor dos anéis - isso que era a terceira vez que eu o lia -, depois em O Conde de Monte Cristo, e por fim, em um poema na apostila de gramática.
 

    A florzinha venceu e fui pesquisar a respeito, principalmente porque diziam que sua cor é azul - minha favorita *-*

    As miosótis me conquistaram no mesmo instante. Também conhecidas como não-se-esqueças-de-mim - forget-me-not - elas podem ser rosa ou brancas também, embora sua cor mais famosa seja azul. É originária da Rússia  e vive no clima temperado, floresce na primavera e é da família das boraginanaceae.

    No geral, há pouca informação sobre ela. Alguns dizem que as miosótis mostram "o caminho" e outros dizem que ela é um símbolo de humildade por seu porte pequeno. Há muitos contos a respeito mas não achei nenhum que me interessasse de verdade, ahh dizem também que seu nome significa orelha de rato.

Aqui estão uns trechos de livros que a citam:

"Os longos cabelos loiros caíam em cachos sobre seus ombros; o vestido era verde, verde como juncos novos, salpicado de prata como gotas de orvalho; o cinto de ouro parecia uma corrente de lírios-roxos, presa por botões azuis de miosótis." - O senhor dos anéis a sociedade do anel, capítulo VII.

"Olhe, ai vêm atrás de nós, ambas de vestido branco, uma com um ramo de camélias e a outra com um ramo de miosótis."  - O Conde de Monte Cristo, capítulo LXX.

"Eles estavam se levantando em uma pista rural limitada por cercas altas, sob um luminoso céu de verão, azul como um miosótis." - Harry Potter e o enigma do príncipe, capítulo X.

Nenhum comentário:

Postar um comentário