17 de julho de 2012

Nicholas and Alexandra - Robert K. Massie

NicholasAlix
    Terminei de ler este livro dia 14 e com certeza eu iria fazer uma resenha, pois esta é uma das minhas épocas favoritas da história além de conter o meu casal favorito, o Nicky e a Alix.


    Para quem não sabe, ou não percebeu, o Nicholas citado é Nicolau II, o último Czar da Rússia. Para alguns ele é conhecido por "o pai da Anastácia".


    Quem pensa que que este livro fala apenas do casal imperial citado ou da nobreza Russa, está muito enganado.


    O livro começa narrando os costumes da população Russa, desde os camponeses aos nobres, antes do reinado de Nicolau e transcorre narrando toda a época de decadência do absolutismo e da revolução Russa. Além disso, vemos várias questões pessoais da família Imperial principalmente sobre o filho do Czar, Alexei, que sofria de hemofilia.


    Algumas pessoas não gostam de ler livros de história pois cada historiador tem uma visão sobre o assunto, no entanto, recomendo especialmente este livro pois Robert K. Massie não apresenta uma visão parcial da época, mostrando apenas os revolucionários ou apenas os nobres, ele mostra tudo, principalmente quando há uma decisão que afeta a todos, como a abdicação do Czar.


    Nesses casos, vemos a reação da família Imperial, dos nobres, dos monarquistas, dos camponeses, dos revolucionários e dos governos estrangeiros. Desse modo nosso conhecimento sobre o assunto se amplia em todas as direções.


    Como podem adivinhar o livro não pode deixar de falar sobre Rasputin, o famoso místico que segundo a maioria das pessoas, foi a causa da ruína da dinastia Romanov e posteriormente, do assassinato da família Imperial.


    Eu sugiro que as pessoas que não gostam dos Romanovs leiam este livro, pois talvez ele os façam mudar de opinião. Com isso não estou dizendo que Robert defende de todas as maneiras esta família, mas como eu disse antes, ele nos mostra o quadro geral e ao mesmo tempo detalhado do assunto e isso torna muita coisa compreensível.


    Por último, para todos aqueles que se interessam por esta história, os que amam esta família ou este casal (como eu *-*),   tenho convicção de que não sairão desapontados, pois este livro com certeza supre nossa curiosidade!


PS: fiz uma fanfic sobre o Nicky e a Alix -The diary, é em inglês, mas ficarei feliz se a lerem^^ 

Nenhum comentário:

Postar um comentário