19 de maio de 2012

O Conde de Monte Cristo


    Ontem estava tão concentrada em ajeitar as fotos do Nicky para postar que acabei esquecendo de publicar a sinopse deste livro que terminei ontem, mas estou aqui para fazer isso.

    Este livro me deixou totalmente sem fôlego. Um poço de sabedoria científica, gramatical, de história e para a vida, nem sei por onde começar esta resenha.

    Há muita coisa que não posso contar por ser spoiler, mas o que posso dizer é que Edmond Dantes não era tão ingênuo quanto mostra no filme, na verdade ele é bem esperto; Fernand Mondego nunca havia sido amigo de Dantes; e que o filme é um resumo do resumo do resumo modificado do livro, gostaria de saber aonde os roteiristas aprendem a fazer resumos!

    Há muitos pesonagens no livro, todos interligados de maneiras inimagináveis criando um suspense e uma ansiedade enorme em quem está lendo e esperando, será que vai ser como no filme? Posso dizer: não vai!

    As mais de 1200 páginas valem cada tempo que você utiliza para lê-las e o final é tão surpreendente que fiquei tonta, apesar de desconfiar sempre de parte dele.
 
    Edmond Dantes no início do livro é apenas um marinheiro. Ama muito o pai e sua noiva Mercèdes e é muito estimado pelo Sr. Morrel, seu empregador.

    Danglars, também marinheiro tem inveja da posição de Dantes e com a ajuda de Caderousse, um vizinho de Edmond, e Fernand Mondego que é rival do nosso futuro conde por amar a mesma mulher fazem um complô para Que Edmond seja preso no dia de seu casamento.

    Villefort também estava em seu casamento quando foi chamado para este caso. Este teria deixado Edmond livre se não fosse por um detalhe: a carta que Edmond era acusado de mandar era para seu pai, um bonapartista exaltado.

    É assim que nosso herói vai parar no Castelo D'If e encontra o abade Faria que o instrui e a história corre assim.

    Depois que Edmond foge da prisão a história segue um rumo totalmente diferente do filme e não sabemos o que vai acontecer em cada página e por isso eu agradeço que o filme seja tão diferente, pois se fosse igual não teria tanta graça ler o livro!

    Meu conselho como sempre é que leiam, pois este livro é um clássico e nos traz muita cultura e conhecimento para todas as áreas. ^^

Nenhum comentário:

Postar um comentário